Filtro de Daltonismo

Nossa História

Fonte: Facebook (Instituto José Manuel da Conceição)

Criada por meio do Decreto Estadual 58.932/2013 e inaugurada em 02 de março de 2013, a Etec Prefeito Braz Paschoalin leva o nome de um de seus principais idealizadores e ex-prefeito do município de Jandira, Walderi Braz Paschoalin (1948 – 2010), que, na sua gestão, conseguiu viabilizar recursos, junto ao governo estadual, para a construção de uma unidade do Centro Paula Souza em Jandira.

No convênio firmado com o município para viabilizar a implantação da Etec, a prefeitura cedeu parte do terreno do antigo Instituto José Manoel da Conceição (JMC) na Rua Elton Silva, cujo espaço abrigara alguns dos prédios mais antigos do município. Em um desses prédios construídos nos anos de 1940 está parte do que seria a nova instituição de ensino técnico gratuito da região. Cabe destacar a importância histórica desse prédio que, ao longo do tempo, já foi sede da instituição de ensino JMC entre 1928 – 1970 e foi sede de diversas secretarias e departamentos da Prefeitura de Jandira nos anos de 1990 e 2010.

Durante as obras de construção da Etec, realizadas no ano de 2012, o embrião pedagógico do que seria a nova Etec funcionava enquanto classe descentralizada da Etec Professor André Bogasian (Osasco) na Escola Estadual Vicente Themudo Lessa desde 2010, coordenando os cursos técnicos ali ofertados. Com o término das obras e a inauguração da Etec em 2013, esse corpo pedagógico assume o comando da nova unidade dando início às atividades escolares.

Desde 2013, a Etec Prefeito Braz Paschoalin oferece cursos técnicos gratuitos de qualidade aos moradores da região, dentre os quais, Ensino Técnico Integrado ao Médio (ETIM e M-Tec) em Administração e Recursos Humanos, e os cursos Técnicos de Administração,
Serviços Jurídicos e Finanças, com duração de três semestres, exceto pelo curso de Finanças, com duração de dois semestres.

Entre os anos de 2015 a 2022, ademais, a Etec Prefeito Braz Paschoalin manteve convênio firmado com a prefeitura de Itapevi/SP para a implantação de classe descentralizada nesse município. Funcionando primeiramente no CEMEB Tarsila do Amaral e, posteriormente, no CEMEB Bem-vindo Moreira Nery. As classes descentralizadas ofereceram os cursos de Logística e Administração, com duração de três semestres, à população de daquele município ao longo desses anos. Em 2022, é criada a Etec de Itapevi, com o término das obras do novo prédio e por meio do decreto 66.513/2022, desvinculando-se, assim, a unidade de Itapevi da unidade de Jandira.